​História da Acupuntura no Brasil

 

          A Acupuntura é uma técnica milenar da Medicina Tradicional Chinesa, um dos mais antigos sistemas de manutenção da saúde do mundo.
                  Baseada em pontos e meridianos que percorrem o corpo inteiro que quando estimulados adequadamente por profissionais com conhecimento aprofundado é muito eficiente no tratamento dos pacientes sem qualquer tipo de efeito colateral e minimamente invasiva. Isso sem contar que a Acupuntura pode ser associada a qualquer outro tipo de tratamento médico, seja ele homeopático, alopático, fitoterápico etc., ampliando sobremaneira seus efeitos.
               A acupuntura existe há cerca de 5 mil anos - mais que o dobro da idade da Bíblia e no Brasil, embora tenha sido introduzida no Brasil por volta de 1900, esta ficou estrita a pequenos grupos de imigrantes orientais. O ensino sistematizado da Acupuntura, irrestrito a todos profissionais de saúde, somente foi aplicado no início da década de 50 quando o professor Frederico Spaeth, fisioterapeuta e massoterapeuta a introduziu oficialmente no país.

         Spaeth ministrou o primeiro Curso de Formação em Acupuntura em 1958, após o qual juntamente com os doutores Ermelino Pugliesi e Ary Telles Cordeiro foi fundada a Associação Brasileira de Acupuntura - ABA, a primeira instituição de ensino da acupuntura no país que, com a participação posterior do Dr. Evaldo Martins Leite, Aguinaldo Sampaio de Almeida Prado e Ruy Cesar Cordeiro, constituiu-se o núcleo da primeira diretoria da ABA.
               Em 1972, a Acupuntura vive grande impulso em nível mundial, quando o então presidente norte americano Richard Nixon e uma grande comitiva norte-americana estiveram na China para realizar uma sólida política de aproximação diplomática e comercial entre os dois países. Hoje a prática existe no mundo inteiro e é crescente sua procura, principalmente diante da sua eficácia, rapidez e busca do equilíbrio bio-psíquico dos pacientes.
          Nesse sentido, a ABA foi criada, especialmente para ministrar cursos de formação em Acupuntura e incentivar, participar e organizar Simpósios, Seminários e Congressos Internacionais e Nacionais. Com a tradição de ministrar cursos de formação profissional há mais de 60 anos, a ABA inicia uma nova turma. Aberto para todos profissionais da área da saúde.